terça-feira, outubro 18, 2005

as enzimas e nós

Desenvolvi recentemente uma teoria que estou seriamente a pensar patentear. Intitulei-a "As Enzimas e Nós" e consiste na similitude entre alguns aspectos da actividade enzimática e das relações amorosas de humanos...ora cá vai:
- aquilo que acontece geralmente, quando estamos sozinhas e aparece alguém, aparece sempre mais que um para nos dificultar a vida é tal e qual o que acontece com as enzimas, a união da enzima ao primeiro ligando promove a união com um segundo, terceiro e por aí fora....
- nas relações, cada um dos intervenientes tem que se moldar minimamente à maneira de ser do outro para que a relação progrida, ora, aqui temos exactamente o modelo de encaixe induzido em que o sítio activo da enzima e o ligando mudam de conformação até serem complementários
- depois temos o aspecto da competitividade. Varios ligandos à bulha para se unirem à enzima até que vem um inibidor e pumba, os ligandos vão à vida. Imaginem então, uma data de meninas à volta de um menino, até que chega um mulherão quese atraca ao menino e as meninas ficam a ver navios

É impressionante a semelhança, têm que concordar. Acho que vou falar com o tio Lehningher ou com o avô Chang (com os seus epíritos portanto) e propor-lhes uma investigação mais detalhada....

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

...e asim já reviste a matéria de estudo!
apesar de nunca mais ter comentado, venho cá sempre; nao perco um única post.

Beijinhos grandes
melguita

7:23 da tarde  
Blogger madalena said...

ahhhh!boa!e eu a pensar que tinha perdido a comentadora assídua!

espero que a lua ja esteja minguante para esses lados!;)

8:01 da tarde  
Blogger botinhas said...

Essa do Mulherão vs. meninas deixou-me a pensar...
Só me vem à cabeça a Stifler's Mom, mas mesmo assim acho que preferiria "a data de meninas" à minha volta!

4:54 da manhã  
Blogger Jair said...

É o sexto sentido,todas as mulheres o têm e infelizmente todos os homens ja sofreram com ele.

12:15 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home